quinta-feira, 8 de outubro de 2009

UM NOVO OLHAR ÀS TECNOLOGIAS

As tecnologias estão presentes constantemente em nossas vidas e podem ser aproveitadas para favorecer a união entre as pessoas, a busca de novas amizades ou conhecimentos. A escola que investe em tecnologia, contribuíra para que a comunidade escolar conheça mais a escola de que fazem parte como por exemplo a criação de uma Home Page ou um Blog da escola que mostrará os eventos ocorridos por meio de fotos e comentários, e também, os próximos eventos que irão ocorrer.
                        A escola deve disseminar o uso da tecnologia benéfica para a comunidade escolar, como aproveitar a internet para pesquisas direcionadas pelo docente com o objetivo de reforçar o ensino ministrado na sala de aula.
                        A maneira das pessoas se conhecerem teve grande mudança com a criação do Orkut, que é uma Home Page de relacionamentos, e a escola também pode contribuir com a criação de uma comunidade da escola. Pode haver conflitos com os responsáveis dos alunos, mas o importante não é proibir os discentes, porque de qualquer maneira, se eles quiserem ninguém conseguirá impedi-los. A escola deve informar aos responsáveis de controlarem e saberem quem são os amigos virtuais dos seus filhos e se for possível até disponibilizar cursos de internet com criação de Orkut para esses responsáveis pelo projeto Portas Abertas, que em muitos casos, esses responsáveis, estão distantes da inclusão digital.
                        Assim, por exemplo:

 

As escolas de Portas Abertas também abrem as portas [...] dos laboratórios de informática para a comunidade. Seu objetivo é [...] transformar os laboratórios de informática em espaço de reflexão, construção coletiva de conhecimento e formação de cidadania. (FERREIA, 2008, p.120)


                        Não só os discentes serão beneficiados, como também todas as pessoas que fazem parte da comunidade escolar e, talvez, da comunidade em geral em torno da escola, dependendo da demanda e da política do Conselho Escolar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário