quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

                        A sociedade em geral vem passando por um longo processo de transformação, principalmente os tecnológicos, o mesmo, é um suporte para facilitar o trabalho humano, e não para substituir o ser humano.

                        De acordo com Feldmann et al (2003), as novas tecnologias que surgiram durante o processo de transformação das Tecnologias de Informações e Comunicações (TIC), vêm contribuindo de maneira considerável para o processo de ensinagem, tanto nas instituições públicas quanto privadas, porém, infelizmente a grande maioria dos educadores principalmente da rede pública, ainda não utilizam tais recursos, pois, falta-lhes capacitação para operacionalização dos mesmos. O que vem ocasionando a busca de novos paradigmas para a educação, juntamente com o aperfeiçoamento e capacitação profissional dos educadores por meio da formação continuada, o que com certeza contribuirá para uma educação de qualidade, pois, ao aprenderem como a utilizar esses recursos tecnológicos tais como internet, vídeos educativos, documentários, filmes, entre outros, de como podem aplicar os mesmos no processo de ensino-aprendizagem (ensinagem) de maneira eficaz. 
            Como estamos vivendo em uma sociedade inundada pela informação em conseqüência das TIC, podemos correr o risco de desenvolver práticas educativas voltadas mais para a informação do que para o conhecimento. Devemos estar atentos para as práticas de ensino que possam possibilitar a transformação da informação em conhecimento. Se essa premissa está sendo muito discutida pelos educadores há algum tempo, mesmo antes de se pensar no ensino virtual, hoje ela se configura como uma questão essencial para contribuição e aperfeiçoamento da profissão docente.

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