A cultura de uma sociedade, segundo Laraya (2003), pode ser modificada por interferências internas ou externas que irão modificar o cotidiano das pessoas. As internas são criações próprias da mesma cultura e as externas são advindas de outras culturas que serão incorporadas a esta. Nestas constantes descobertas e trocas culturais irá exigir competências e habilidades na operação dessas tecnologias.
Os profissionais da educação devem estar atentos a essas transformações desafiadoras que os indivíduos e os grupos sociais precisam enfrentar, entre esses desafios está o fato de que o nível educacional exigido está cada vez mais alto, mas, para que o indivíduo seja incluído nessa modernidade faz-se necessário uma busca constante no sentido de se atualizar e qualificar.
Atualmente, a partir de teorias mais recentes aceitas pela comunidade cientifica como a Teoria da Aprendizagem Significativa tem como tese que o aluno envolvido e interessado aprende com muita energia e facilidade, por isso é necessário que se apresente a ele saberes significativos, interessantes e contextualizados conforme a realidade dos discentes.
Atualmente, a partir de teorias mais recentes aceitas pela comunidade cientifica como a Teoria da Aprendizagem Significativa tem como tese que o aluno envolvido e interessado aprende com muita energia e facilidade, por isso é necessário que se apresente a ele saberes significativos, interessantes e contextualizados conforme a realidade dos discentes.
É importante a construção da necessidade de aprendizagem no aluno como também saber que ele precisa de tempo para compreender sua importância e como pode ser aplicada no cotidiano, deve ter participação crítica, colaboração ativa e autonomia reflexiva, além de que as aulas devem estimular as várias inteligências que o formam.
Diante dos grandes avanços tecnológicos o educador se esbarra perante o desafio de progredir aos saberes adquiridos na formação acadêmica e se vê convidado (e as vezes forçado) a apropriar-se do conhecimento dessas novas tecnologias à melhoria do ensino e da aprendizagem. Esses novos recursos inseridos na vida do educador favorecem possibilidades para tornar o aprendizado mais atraente, porém devem estar inteiramente associados aos objetivos didáticos que o educador pretende alcançar.
O domínio das novas tecnologias pelos docentes deve ser considerado como um meio educativo que possibilita a resolução de situações reais e os fins devem ser a aprendizagem dos discentes. O docente aqui tratado é um profissional ativo, como também os discentes, capazes de transferir à prática e de forma auto-suficiente o currículo de acordo com as mudanças sociais. Por isso, que as concepções e habilidades refinadas do educador serão de grande valor profissional no momento oportuno da escolha correta da tecnologia que melhor se encaixa num determinado contexto, porque nem sempre uma tecnologia por mais nova que seja é a melhor para se trabalhar em uma sala.
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