quinta-feira, 8 de outubro de 2009

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Para Grinspun (2001, p.58), “[...] a educação é a tônica do processo evolutivo da tecnologia [...]”, com isso, uma irá ajudar a outra a se desenvolver. Quanto mais investirmos em uma educação de qualidade estaremos contribuindo a produção de novas tecnologias mais eficientes. Contudo, não devemos esquecer do ser humano, porque as tecnologias estão para servir as pessoas  e não destruí-las. Sendo assim, Almeida (2006, p.96) afirma que “não é a tecnologia, a medida de todas as coisas. A medida é o ser humano e é ele, também, que deve nortear os valores, liberais na sociedade em que vivemos”.
                        Infelizmente, existem pequenos grupos de pessoas que querem continuar o poder de dominação e investem em armamentos militares para serem utilizados na guerra e se for preciso, muitas mortes ocorrerão, como foi o caso da criação da bomba atômica e o uso com a explosão na 2ª Guerra Mundial em duas cidades no Japão.
                        Portanto, a escola tem o papel de investir em projetos que qualifiquem os valores humanos para termos uma vida digna com igualdade e liberdade, porque só assim teremos novas tecnologias que favoreçam o bem comum e não o bem de alguns que estão no poder. E quem faz a escola é a comunidade escolar que deve ter “[...] o compromisso social de fazer de sua escola um espaço de transformação, para criar uma sociedade mais justa, mais humana e inclusiva, que promova a liberdade, a autonomia e a melhoria da realidade [...]” (FRANCO, 2006, p.162).
                        Vale ressaltar que “o avanço tecnológico parece indicar que toda a humanidade pode ser beneficiária dessas conquistas e não apenas alguns poucos. Mas falta, ainda, o homem descobrir que acumular máquinas e riquezas não é tudo”. (OLIVEIRA, 2003, p.112)

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